07 outubro, 2010

Prega uma coisa e faz outra...

Hoje, a propósito de uma discussão acesa sobre religião não pude deixar de constatar que passamos a vida a pregar uma coisa e na realidade fazemos outra...ou melhor, alguns fazem outra!
Veja-se: haverá alguma mãe que diga ao seu filho que não deve ser amigo dos outros? Haverá alguma mãe que não diga aos seus filhos que somos todos iguais independentemente de cor...de credo...de extracto social e, agora tão em voga de orientação sexual?...
Então, se todos ouvimos os conselhos sábios dos mais velhos porque é que somos adultos intolerantes? Porque é que a palavra respeito não é o nosso modo de vida? Posso até não compartilhar do que é professado pelo meu interlocutor mas tenho que o respeitar nas suas diferenças e exijo ser respeitado também. Fico chocada quando vejo a intolerância de carne e osso à minha volta sem qualquer pingo de vergonha por existir...
Sei que não me devia chocar com estas coisas e que a falta de respeito pelas diferenças é o que mais abunda por esse mundo fora mas, eu que me guio o que me foi transmitido na infância, também jamais perderei o direito à indignação, mesmo que de nada me valha e mesmo que seja até causador de inquietações, discussões e até úlceras no estômago:)
No dia que o que se passou hoje não me chocar estarei a ser indiferente e mais uma entre tantos que encolhem os ombros perante tamanha falta de respeito pelo próximo.
Mais uma vez o dia-a-dia leva-me até às leituras que fiz...
Hoje vem tão a propósito...

E se as histórias para crianças passassem
a ser leitura obrigatória para os adultos?

Seriam eles capazes de aprender realmente
o que há tanto tempo têm andado a ensinar?


José Saramago


Grande S.!  Fazes-me falta!

Sem comentários: